SIMBOLOGIA

Simbologia dos Componentes Eletrônicos

Com o advento do SMD, a simbologia, cálculos de cores de resistores e capacitores estão se tornando cada vez mais raros.

Mas, subentenda-se que em manutenção e em montagens, é extremamente necessário saber tudo isso.

Sem mencionar que as fontes e muitos circuitos que incluem SMD também tem componentes que necessitam de conhecimento de suas cores e de alguns pequenos cálculos para chegar a seus valores de trabalho.

A evolução não é necessariamente a exclusão do que existe.

Um belíssimo exemplo somos nós, seres humanos, se a cada criança que nascesse fosse excluído o mais velho...

Evolução é um passo, um caminho, lembrando que necessita do apoio do que ali já existe.



O progresso depende do que já estava lá, não se pode excluir ou ignorar o que tornou a evolução possível.

Em eletrônica, se aplica a tudo, inclusive às válvulas termoiônicas, que estão firmes e fortes até os dias de hoje, com amplificadores de áudio novos, montados em grande escala, e outros equipamentos que muitos estavam julgando obsoletos, estão retornando com força total.

Não se deve descartar o que existe e não devemos esquecer que o que funciona é porque é bom.

Resistor

Código de cores

As três listas mais próximas umas das outras são as do código de cores.

Comece na extremidade mais afastada da quarta lista e compare as cores com a tabela.

As primeiras duas listas lhe dão os dois primeiros algarismos do valor do resistor.

A terceira indica quantos zeros devem ser acrescentados.

A listra prateada ou dourada em um resistor lhe diz a sua tolerância.

O resistor não possui polaridade, que nem o capacitor, os Led's, etc...

Resistores de alto valor são medidos em kilo ohms(kΩ) e mega ohms(MΩ).

1kΩ é mil Ω e 1MΩ é um milhão de ohms(Ω).

Capacitor cerâmico:

Existem 5 tipos de capacitores, sendo que o capacitor cerâmico e o capacitor de poliéster possuem uma leitura diferente.

O primeiro algarismo do capacitor, é o primeiro número, o segundo, é o segundo número e o terceiro é o número de zeros que deve acrescentar no número, e o quarto algarismo é a tolerância.


Ex: 332 = 3.300pF (Picofarads), 3,3nF (Nanofarad), 0,033µF

Capacitor de poliéster:



Vejam exemplos abaixo.